terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Dos males, o menor


Logo eu, crítico implacável das "mazelas" da cidade (que na verdade são mazelas não tão evidentes assim), pego-me às vezes reconhecendo, para mim mesmo, que Santos tem seus méritos. Viver na Santos em que nasci, cresci e fui educado, uma Santos em que se captam imagens como a postada acima em um entardecer agradável de primavera, tem lá suas vantagens.
Fora as idéias (e atitudes) provincianas e bairristas de seu povo, os péssimos hábitos caiçaras que ignoram qualquer norma básica de educação, a burguesia falida, alienada, que cultua o ócio e paga pela manutenção da mediocridade das colunas sociais, a falta de visão corporativa dos próprios empresários (tão provincianos quanto quem os mantém empresários), a falta de profissionais qualificados até mesmo para funções aparentemente simples, o mercado de trabalho restrito, o paternalismo e clientelismo que alimentam a injustiça, a desigualdade velada, fora a estúpida engenharia de tráfego que não consegue sincronizar os semáforos de uma única avenida, a inabilidade dos motoristas, o mar de esgoto, o calor insuportavelmente úmido que deixa a blusa permanentemente grudada ao corpo durante 24 horas em pelo menos 350 dias do ano (nos outros 15 dias, o mormaço dá lugar à chuva fina e às ressacas do mar que sempre fod... a cidade)... fora tudo isso, até que Santos oferece qualidade de vida. É afinal, a quinta no quesito, nesse vasto país em ruínas. Dos males, o menor.

4 comentários:

Andrea Rifer disse...

Bru
Antes de tudo, não posso deixar de falar da belíssima imagem. Tudo bem que a natureza ajuda qualquer fotógrafo, mas alguns instantes são mágicos e não é qualquer olhar que consegue captá-los. Você conseguiu. Eu que já sou fã da minha cidade, fico ainda mais apaixonada quando vejo uma imagem assim.
Sobre seu comentário, Santos, como qualquer cidade do país, precisa melhorar em muitas coisas. Ainda temos problemas sérios na habitação, por exemplo, e na saúde. Também sei que temos muito o que superar em termos de postura, de pensamentos. Santos, muitas vezes, é uma sociedade preconceituosa, retrógrada, e que nem parece aquela Santos que fez história em momentos importantes da História do país.
Mas tenho certeza, que ser for preciso, se a História precisar de Santos, se o país precisar do pensamento pioneiro e libertário que por aqui já existiu, santistas de nascimento como você, que não deixam morrer a indignação diante da injustiça, saberão responder a altura, e provarão que esta cidade ainda produz cidadãos de verdade.

Anônimo disse...

Babe,

As fotos estão lindas. Adorei o layout tbm ;)

Sucesso, gato!
Beijo

Flávia Saad disse...

Bru
amei suas fotos. Talento não te falta, hein?
Aproveitei a animação sua e da Carol e reativei meu blog. Thanks for the inspiration.

Beijos
flá

Cervejistico disse...

Cara, acredito que aquele que ainda diz que Santos é a melhor cidade do país, ainda não se deu a oportunidade de conhecer novos "chãos" brasileiros... tive a oportunidade de conhecer lugares, povos e culturas fantásticos. Gente de todas as cores e todos os níveis sociais.
Sendo assim, não consigo mais me adaptar ao pensamento provinciano do povo da minha terra natal.
Amo Santos, acredito no potencial da nossa cidade, mas não consigo mais imaginar um futuro próspero à nossa cidade... seremos dominados por idosos ricos, que cagam e andam pro resto do mundo...
Forte abraço e parabéns pelas palavras.